13 de novembro de 2013

Café da manhã


Oi meninas, hoje vim compartilhar com vocês uma dica fundamental para a saúde e para quem ta querendo eliminar alguns quilinhos. Café da manhã é a minha refeição preferida, primeiro que já acordo com fome e adoro preparar aquele cafezinho delícia, confesso que não é a mais perfeita e saudável escolha, ja que não abro mão do pão francês com manteiga e café com leite, preciso adicionar frutas ao meu cardápio, mas juro que estou tentando melhorar a alimentação.
  
A importância de colocar algo dentro do estômago ao amanhecer é inquestionável em todos os sentidos, inclusive no do emagrecimento. "Existem fortes evidências científicas do seguinte: quem inicia o dia fazendo boas escolhas alimentares tende a comer bem nas demais horas", afirma Mariana Del Bosco, nutricionista da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica.


Por isso é fundamental não pular esta refeição, se isso acontecer dificilmente ira se controlar na hora do almoço. O motivo disso é simples: a partir do momento em que fica vazio, o estômago manda sinais para o cérebro de que é preciso reabastecer seus estoques. E daí? Daí que, quando a privação de comida se estende por horas a fio, esses avisos vindos da barriga se tornam, digamos, cada vez mais contundentes. Resultado: guloseimas demais no prato e acúmulo de gordura na cintura.
Muito além da regulação da fome, uma refeição matinal equilibrada acelera o organismo como um todo. A digestão aumenta em até 30% a atividade metabólica e influi inclusive na frequência cardíaca. Isso aumenta o gasto calórico e, portanto, contribui para o peso ideal. 
Quem se exercita cedo, por exemplo, precisa de nutrientes extras para aguentar a sobrecarga. Mas, no fundo, para qualquer mortal, os especialistas indicam que pelo menos 20% das calorias diárias venham de itens devorados de manhãzinha. 


Para criar um menu salutar, o jeito é apostar na diversidade. Deve haver espaço para os carboidratos, presentes nos pães, as proteínas, encontradas no leite, os lipídeos, presentes na margarina, e também para as vitaminas e minerais, que estão nas frutas. Essas, assim como os cereais integrais, contêm fibras, que auxiliam no funcionamento do intestino. (fonte abril)


Os melhores alimentos:
FRUTAS: qualquer fruta pode ser ingerida no café da manhã
SUCOS: Sucos naturais ou de polpa sem açúcar, esqueça os de caixinha, eles contêm muito açúcar, com exceção aos de soja
DERIVADOS DO LEITE: As especialistas recomendam três porções diárias de derivados do leite. Sendo assim, no café manhã pode ser consumida uma porção, de preferência, tudo com menor teor de gordura possível.
CAFEZINHO PRETO: Para quem não abre mão do cafezinho preto pela manhã, as nutricionistas avisam que uma xícara é uma quantidade tolerável, mas é preciso ficar de olho na quantidade de açúcar ingerida junto com o líquido.
PÃES: Se o objetivo for perda de peso, nutricionista  indica: "evite os com muitas sementes e fibras, pois normalmente esses tem mais calorias do que o normal. Prefira os lights integrais".
FRIOS: Para quem adora rechear os pães com frios variados, um aviso: é preciso moderação. O consumo de frios deve ser controlado, deve acontecer somente umas duas vezes por semana. Deve-se escolher aqueles com menor quantidade de gordura, mas mesmo com estes é preciso cuidado, pois geralmente são ricos em sódio
CEREAIS: Como são ricos em fibras, os cereais são opções inteligentes na opinião das especialistas. Granola, linhaça, aveia, quinta e amaranto, duas colhes de sopa por dia.
CHÁS: alguns exemplos: "chá verde como antioxidante, chá de hibisco como diurético, chá de hortelã para digestão, etc.. Lembrando que sem açúcar.
  (fonte terra)

Viu so como nem é dificil ter uma refeição balanceada e saudável?! Espero ter ajudado com a dica.
Me contem como é a alimentação de vocês pela manha..

beijo beijo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua visita ao blog..

beijo beijo